Stacks Image 31

Arranca Toco



Estamos nesta manha voltados a aprofundarmos um pouco mais nas histórias dos CABOCLOS, que se destacam dentro da linha de OXÓSSI NA UMBANDA. Como vimos onde através das introduções sobre este assunto de forma generalizada, hoje, vamos procurar dar continuidade de forma mais especifica.

Um dos pontos mais importante nestas postagens é o fato de sabermos que este assunto não havia sido abordado no mês de MAIO, quando decidimos falar sobre OXÓSSI. O que de fato nos motiva a adentrarmos mais nesta questão devido sua estreita ligação, seja na UMBANDA como também no CANDOMBLÉ, com as realidades indígenas, bem como tudo que se refere à folhas e o que se volta aos segredos das matas em si.

Então desta forma vamos nos adentrando no vasto conhecimento dos nossos CABOCLOS de uma forma prática e especifica, claro que não vamos falar de todos; pois são inúmeros os que atuam na linha de OXÓSSI NA UMBANDA SAGRADA, mas pelo menos os mais significativos vamos abordar.

Falar de CABOCLOS é uma coisa extensa e complexa, pois sua maioria, ou até mesmo nos arriscamos a dizer, sua totalidade, vêem na radiação de outros ORIXÁS. Isto ocorre devido a estrita ligação que todos carregam em suas coroas ou em seus enrredos.

Para falarmos do CABOCLO ARRANCA TOCO, devemos ter ciência de sua ligação com OMULU. É um caboclo que atua normalmente na linha de OXÓSSI, principalmente quando o médium na realidade do CANDOMBLÉ tem ligação com OXÓSSI DANA DANA, pelo fato desta qualidade especifica em questão ter seus fundamentos ligados a OMULU. Vamos entender melhor:

Seu Arranca Toco é um caboclo muito conhecido mas alguns desconhecem sua origem, este guia é o chefe da falange dos Caboclos de Obaluaye (Omulu), esses caboclos são raros, pois são espíritos dos antigos "bruxos" das tribos indígenas.


São perigosos, por isso só filhos de Omulu de primeira coroa possuem esses caboclos. Sua incorporação parece um Preto-velho, locomovem-se apoiados em cajados. Movimentam-se pouco. Fazem trabalhos de magia, para vários fins. Quando incorporados por pessoas de OXÓSSI, os mesmos já passam a ser mais rápidos e eretos.

A história conhecida deste caboclo é que foi um feiticeiro e que ajudava muito sua tribo ensinando o poder das ervas.

O seu modo de agir em terra é parecido com os Exús. Não são de falar muito preferindo efetuar seu principal trabalho que é transformar energias negativas em boas, espiritualmente os caboclos desta falange são grandes pajés e feiticeiros e tem um grande conhecimento de ervas. O principal subordinado do Caboclo Arranca Toco é o Caboclo Araúna que também trabalha na linha de Obaluaye.

Outros caboclos desta linha são: Caboclo Jacuri, Jariuna, Caramuru, Bugre, Iucatan, Pena Roxa, Pena Preta, Caboclo Roxo, Uiratan, Pantera Negra, Jaguariuna, Bauru.

O sufixo "Una" quer dizer "Negra" em tupi sendo assim todo caboclo que usar isto no nome tem ligação com Obaluaye.